O advogado Filipe Tavares, um apaixonado pelas réplicas perfeitas de carros de corrida e que divide a profissão com a paixão – ele é o primeiro brasileiro a ganhar o campeonato mundial da modalidade fora do Brasil, em sua categoria. Ganhou sua primeira pista aos cinco anos, mas perdeu as peças e esqueceu do brinquedo. Aos 13, foi atrás e recuperou a antiga pista. Mas logo parou de brincar mais uma vez. Só voltou aos “circuitos” em 1997, quando conquistou o campeonato gaúcho, o primeiro da sua vida. E desde então, não parou mais.
- Um ou dois dias antes, nos preparamos para conhecer as pistas. Testamos os chassis, o motor, a carroceria, por horas e horas. E não é só uma questão de sorte: o carro precisa estar equilibrado, com um motor que aguenta bem as curvas e que se adapta ao circuito. Também é preciso muito reflexo e concentração. Se alguém cai ou sai da pista, é preciso tirar o carrinho em um milésimo de segundo da reta, para evitar acidentes.
O próximo desafio de Filipe é neste fim de semana, entre os dias 13 e 14 de novembro, quando ele disputa mais uma vez o Campeonato Brasileiro, que o credencia para novas competições internacionais. A pista fica em Arujá, grande São Paulo, e as disputas em diversas categorias acontecem o dia todo. A entrada é franca. Informações pelo telefone (11) 3064-3486.
O tricampeão brasileiro na categoria “carro asa” conta que nenhuma competição nacional ou internacional, além das americanas, recompensa os pilotos de Autorama. E saiba também: só um minimotor que cabe na palma da mão pode chegar a R$ 860. Segundo o próprio Filipe, um carrinho completo pode custar de R$ 150 a R$ 1000. Ou muito mais, dependendo do nível de velocidade ou da ânsia por competir com outros apaixonados. Com uma réplica perfeita da McLaren 1991 de Ayrton Senna, conta que está decidido a montar a Associação Brasileira dos Pilotos de Autorama.
Questionado se vencer no Autorama não é só uma questão de sorte, ele se defende com muita calma – característica que o ajuda muito no momento das competições, segundo ele mesmo.
- Um ou dois dias antes, nos preparamos para conhecer as pistas. Testamos os chassis, o motor, a carroceria, por horas e horas. E não é só uma questão de sorte: o carro precisa estar equilibrado, com um motor que aguenta bem as curvas e que se adapta ao circuito. Também é preciso muito reflexo e concentração. Se alguém cai ou sai da pista, é preciso tirar o carrinho em um milésimo de segundo da reta, para evitar acidentes.
O próximo desafio de Filipe é neste fim de semana, entre os dias 13 e 14 de novembro, quando ele disputa mais uma vez o Campeonato Brasileiro, que o credencia para novas competições internacionais. A pista fica em Arujá, grande São Paulo, e as disputas em diversas categorias acontecem o dia todo. A entrada é franca. Informações pelo telefone (11) 3064-3486.
PARABÉNS AO NOSSO FILIPE !
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